quinta-feira, 16 de junho de 2016

                      Guerra do Paraguai
                parte 1- O Começo da Guerra
   A guerra do Paraguai foi o maior conflito que já ocorreu na América Latina, tendo 4 participantes e centenas de milhares de mortes.
   Motivos da guerra: Um dos motivos da guerra foi que o Brasil mandou tropas para o Uruguai para resolver um conflito entre dois partidos os Blancos e Colorados na Guerra Civil Uruguaia. O Brasil foi com interesse de apoiar o partido Colorado e depor o ditador Atanasio Aguirre que era  Blanco e aliado do ditador paraguaio Solano Lópe.  O Paraguai se sente ofendido com isto e declara contra o Brasil.
    Porém há outros motivos para a guerra ter começado como o de que o Paraguai um País em expansão comercial na época , queria uma passagem fluvial para mandar e enviar navios para o Oceano Atlântico e para isso teriam que ter permissão para passar pelo Rio da Prata. Coisa que não lhe foi concedida. Outros deles foi que um pouco antes da declaração de guerra o ditador do Paraguai Solano López ordenou que aprisionassem o navio Marquês de Olinda que trazia com sigo o governador do estado de Mato Grosso, e que seis semanas depois morreu na cadeia. E assim então seria mais um dos motivos para a guerra, porém o estopim foi realmente o apoio brasileiro aos Colorados.
    As primeiras batalhas: A guerra do Paraguai começa em 27 de dezembro de 1864, um tanto desordenada com pequenos ataques de todos os lados tanto do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
   Porém quando a guerra começou a ficar séria em maio de 1865 com uma massiva campanha de Solano López contra a Argentina, e contra o estado do Mato Grosso.
 O Brasil, Argentina e Uruguai formaram o que é chamado de Tríplice Aliança para derrotar o Paraguai e acabar com a guerra que já começava a incomodar a economia dos países, que achavam que seria uma guerra só que perduraria por mais 5 longos anos de combate.
   Ano de 1865: Após a formação da Tríplice Aliança  o Paraguai continua os avanços agora cada vez mais lerdos com a mobilização do "recém formado" exército brasileiro que antes disto era totalmente desorganizado, ainda era só que começa a melhorar. Porém a guerra ainda pendia para a Paraguai e seria assim até 1866.
  A primeira grande vitória aliada foi a Batalha do Riachuelo, muito lembrada até hoje pela coragem e astucia do almirante Barroso que após estar quase perdendo a batalha desistiu de fugir, virou a proa de seu navio e atacou a forte marinha paraguaia derrotada pelos fortes golpes da proa e acabou vencendo a batalha. Ela ocorreu em 11 de junho de 1865 e marcou o começo do avanço aliado, além de decidir o rumo da guerra agora que o aliados haviam tomado toda a bacia do prata  e forçou os paraguaios a tomarem a defensiva e esse método perdurou até o fim da guerra.
    A última grande ofensiva paraguaia: O Paraguai tentou pela última avançar com um ataque ao Rio Grande do Sul que tomou as duas margens do Rio Uruguai, porém acabou fracassado na margem uruguaia e depois de 1 mês na margem brasileira as tropas paraguaias também foram  derrotadas.
   Ano de 1866: Começa a real ofensiva aliada, armados com mais de 52 mil homens as tropas Brasileira sob o comandado do general Osório atacaram o Paraguai pelo rio Paraguai e assim começa a fase da estagnação apenas com pequenos ataques dos dois lados e bombardeios de artilharia. Neste período o exército brasileiro foi deixado sozinho no campo de batalha quando o general Mitre da Argentina retira-se do campo de batalha assim como o General Flores do Uruguai.
  Grandes batalhas de 1866: A batalha do Tuiuti foi a maior batalha campal da América do Sul acabando com uma decisiva vitória aliada, ela serviu para acabar com as forças paraguaias que nunca mais iriam ser a mesma. Agora as forças aliadas estavam fortemente fixadas em solo paraguaio e agora uma guerra parada com vários cercos duradouros e a guerra já estava encaminhada a vitória aliada era quase certa, o problema era quando a guerra iria acabar.
  Situação financeira: O Brasil começava a fazer dividas na Europa, O Uruguai retirava-se da guerra sem muitos gastos nelas, mas com muitos em conflitos internos e a Argentina já fazia dividas só que em menor escala, além começar sua lenta retirada do campo de batalha deixando a guerra praticamente só para o  Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário