quinta-feira, 16 de junho de 2016

                      Guerra do Paraguai
                parte 1- O Começo da Guerra
   A guerra do Paraguai foi o maior conflito que já ocorreu na América Latina, tendo 4 participantes e centenas de milhares de mortes.
   Motivos da guerra: Um dos motivos da guerra foi que o Brasil mandou tropas para o Uruguai para resolver um conflito entre dois partidos os Blancos e Colorados na Guerra Civil Uruguaia. O Brasil foi com interesse de apoiar o partido Colorado e depor o ditador Atanasio Aguirre que era  Blanco e aliado do ditador paraguaio Solano Lópe.  O Paraguai se sente ofendido com isto e declara contra o Brasil.
    Porém há outros motivos para a guerra ter começado como o de que o Paraguai um País em expansão comercial na época , queria uma passagem fluvial para mandar e enviar navios para o Oceano Atlântico e para isso teriam que ter permissão para passar pelo Rio da Prata. Coisa que não lhe foi concedida. Outros deles foi que um pouco antes da declaração de guerra o ditador do Paraguai Solano López ordenou que aprisionassem o navio Marquês de Olinda que trazia com sigo o governador do estado de Mato Grosso, e que seis semanas depois morreu na cadeia. E assim então seria mais um dos motivos para a guerra, porém o estopim foi realmente o apoio brasileiro aos Colorados.
    As primeiras batalhas: A guerra do Paraguai começa em 27 de dezembro de 1864, um tanto desordenada com pequenos ataques de todos os lados tanto do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
   Porém quando a guerra começou a ficar séria em maio de 1865 com uma massiva campanha de Solano López contra a Argentina, e contra o estado do Mato Grosso.
 O Brasil, Argentina e Uruguai formaram o que é chamado de Tríplice Aliança para derrotar o Paraguai e acabar com a guerra que já começava a incomodar a economia dos países, que achavam que seria uma guerra só que perduraria por mais 5 longos anos de combate.
   Ano de 1865: Após a formação da Tríplice Aliança  o Paraguai continua os avanços agora cada vez mais lerdos com a mobilização do "recém formado" exército brasileiro que antes disto era totalmente desorganizado, ainda era só que começa a melhorar. Porém a guerra ainda pendia para a Paraguai e seria assim até 1866.
  A primeira grande vitória aliada foi a Batalha do Riachuelo, muito lembrada até hoje pela coragem e astucia do almirante Barroso que após estar quase perdendo a batalha desistiu de fugir, virou a proa de seu navio e atacou a forte marinha paraguaia derrotada pelos fortes golpes da proa e acabou vencendo a batalha. Ela ocorreu em 11 de junho de 1865 e marcou o começo do avanço aliado, além de decidir o rumo da guerra agora que o aliados haviam tomado toda a bacia do prata  e forçou os paraguaios a tomarem a defensiva e esse método perdurou até o fim da guerra.
    A última grande ofensiva paraguaia: O Paraguai tentou pela última avançar com um ataque ao Rio Grande do Sul que tomou as duas margens do Rio Uruguai, porém acabou fracassado na margem uruguaia e depois de 1 mês na margem brasileira as tropas paraguaias também foram  derrotadas.
   Ano de 1866: Começa a real ofensiva aliada, armados com mais de 52 mil homens as tropas Brasileira sob o comandado do general Osório atacaram o Paraguai pelo rio Paraguai e assim começa a fase da estagnação apenas com pequenos ataques dos dois lados e bombardeios de artilharia. Neste período o exército brasileiro foi deixado sozinho no campo de batalha quando o general Mitre da Argentina retira-se do campo de batalha assim como o General Flores do Uruguai.
  Grandes batalhas de 1866: A batalha do Tuiuti foi a maior batalha campal da América do Sul acabando com uma decisiva vitória aliada, ela serviu para acabar com as forças paraguaias que nunca mais iriam ser a mesma. Agora as forças aliadas estavam fortemente fixadas em solo paraguaio e agora uma guerra parada com vários cercos duradouros e a guerra já estava encaminhada a vitória aliada era quase certa, o problema era quando a guerra iria acabar.
  Situação financeira: O Brasil começava a fazer dividas na Europa, O Uruguai retirava-se da guerra sem muitos gastos nelas, mas com muitos em conflitos internos e a Argentina já fazia dividas só que em menor escala, além começar sua lenta retirada do campo de batalha deixando a guerra praticamente só para o  Brasil.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

                         Estados Unidos
                           Velociraptor
Todos sabem da existência do Velociraptor, mas você conhece ele realmente? Bem se você não o  conhece e quer conhecer é bom ler o resumo abaixo.

Onde e quando viveu: Ele viveu no  no final do cretáceo de aproximadente de 75,9 a 70 milhões de anos atrás ou seja ele não conviveu com o t-rex e nem viu quando o grande meteoro destruiu os dinossauros 5 milhões de anos depois de sua extinção. Ele viveu na Mongólia e norte da china.
 Tamanho: 2 metros de comprimento e por volta de 60 centímetros na altura da cintura.

O que comia: Ele comia pequenos mamíferos, lagartos e outros dinossauros como protoceratopo.

Hábitos:Seus hábitos de caçada eram tanto diurnos quanto noturnos como fazem alguns predadores hoje em dia como o leopardo e onça-pintada, caçando em grupo. Eles eram muito rápidos, e tinham uma garra em forma de foice no pé muito grande para seu tamanho que pode ser comparado ao de um peru, ele não tinha o tamanho mostrado no Jurassic Park que era muito maior do que o real. Ele também tinha hierarquia social como os lobos.

Curiosidades: O Velociraptor fazia parte de uma grande família que incluía o deinonico outro famoso  raptor, além do assustador  Utahraptor que era  basicamente um Velociraptor gigante com  4 metros de comprimento e 2 de altura.

Resultado de imagem para velociraptor

terça-feira, 14 de junho de 2016

                          Criolofossauro
   Ele foi um dinossauro carnívoro, que como sua característica principal havia uma grande crista no topo da cabeça tinha 6,5 metros de comprimento e tinha cerca de 1 tonelada.

Onde viveu e quando viveu: Ele viveu na Antártida no inicio do jurássico.
 
O que comia: Ele comia era carnívoro, era um oportunista e comia  de lagartos, libélulas e dinossauros menores como glacialisaurus.
 
 hábitos: Na época em que o Criolofossauro viveu a Antártida tinha clima subtropical como o encontrado no sul do Brasil, além disso a Antártida não era isolada como hoje ela ficava junto com o continente Gondwana. Seu estilo de caçada provavelmente se assemelha com os das onças-pintadas espreitando na mata e atacando rapidamente, mas a evidencias de que ele vivia em grupo modificando assim seu estilo de caçada se assemelhando mais com os dos cachorros-selvagens da África, assustando a presa e fazendo ela correr até cansar. Mesmo com o clima mais quente do que hoje em dia a Antártida havia ocorrência de neve no continente então ou Criolofossauros tinham sangue quente ou então migravam para fugir do frio e teriam de sair do continente coisa que não faziam, então pode-se  deduzir que eles hibernavam ou realmente tinham sangue contrariando a teoria de que os dinossauros tinham sangue frio.


Resultado de imagem para Criolofossauro
                          Estiracossauro
     O Estiracossauro foi um herbívoro parente do triceratops, ou seja da família ceratopsidea, muito abundante no fim do período cretáceo, tinha em média 5 metros de comprimento e cerca de 3 toneladas quando adulto.

     Onde e quando viveu: Ele viveu no oeste da américa do norte na idade do campaniano ou seja entre 75,4 e 70,1 milhões de anos atrás.
     O que comia: Ele se alimentava de cavalinhas, samambaias, coníferas derrubadas por eles.
     Seus Hábitos: Ele vivia em grandes bandos, para maior proteção assim como fazem os gnus hoje em dia, e assim como os gnus também migravam em busca de melhores pastagens. Na época do acasalamento os machos disputavam as fêmeas demonstrando sua grande franja óssea repleta de chifres, mas caso isso não desse certo provavelmente partiriam para um combate de intimidação, e se realmente tudo isso não desse certo eles partiam para um combate de força, assim como os cervos fazem hoje em dia. 
     Curiosidades: Pensava-se antigamente que seus grandes chifres servissem para defesa, porém eles eram muito frágeis para este tipo de uso, então eles o usavam para intimidação, e talvez usasse de vez em quando seu grande chifre córneo para algum combate contra predadores, como o gorgossauro e o albertossauro.  

Resultado de imagem para estiracossauro
                                                       Espinossauro
 
    Todos conhecem o magnifico Espinossauro, mas você sabe realmente tudo sobre ele?
   
    Bem se você não sabe então acho melhor ler este texto e aprender um pouco mais sobre paleontologia.

     Onde e quando viveu: O Espinossauro foi uma especie de dinossauro que viveu no começo do período cretáceo, no norte da áfrica, mas principalmente no Egito.
     O que comia: Ele se alimentava de peixes grandes que viviam nos rios da região, e quando havia as secas ele se alimentava de animais terrestres como ouranossauro, mas ele podia comer carniça, pterossauros e etc. Basicamente era um oportunista.
    Seus hábitos: Ele provavelmente pelos indícios fósseis vivia como um crocodilo, porém com hábitos um pouco mais terrestres que eles. Seus dentes e formato da boca sugere que quando não caçava dentro da água colocasse a parte frontal da sua boca na água, deixando sua narina adaptada para ficar mais ao alto da cabeça de fora da água, sendo assim podia ficar horas esperando um peixe passar pela sua boca, ainda respirando.
    Curiosidades: Ele foi muito provavelmente o maior terópode que já existiu, já que até hoje não foi achado um maior;
       Até hoje não foi achado um esqueleto completo de Espinossauro, ou seja apenas podemos deduzir sobre alguns de seus comportamentos;
      Ele tinha uma das maiores cristas ósseas de todos os dinossauros;
      No filme Jurassic Park III foi acusado de não existir.

      Aqui segue uma imagem para ter noção real de sua morfologia:Resultado de imagem para espinossauro